terça-feira, 15 de julho de 2008

Contradição na hora da crucificação?



Topico postado na comunidade
Contradição Bíblicas no orkut.
Qual é a hora da crucificação

As duas primeiras citações se confirmam, e segue de acordo ainda com o que afirma o livro de S. Mateus."E era a hora terceira, e o crucificaram." (Marcos 15:25)"E era já quase a hora sexta, e houve trevas em toda a terra até a hora nona.Escurecendo-se o sol; e rasgou-se ao meio o véu do templo.E, clamando Jesus com grande voz, disse: Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito. E, havendo dito isto, expirou." (São Lucas 23:44-46)Ia tudo muito bem, até que chega João e faz uma bagunça total.

Note que aqui Jesus ainda não tinha sido crucificado."E era a preparação da páscoa, e quase à hora sexta; e disse aos judeus: Eis aqui o vosso rei.Mas eles bradaram: Tira, tira, cucifica-o. Disse-lhes Pilatos: Hei de crucificar o vosso Rei? Responderam os principais dos sacerdotes: Não temos rei, senão o César." (João 19:14-15)

Acusação:Saber qual foi a hora da crucificação – Se na hora sexta ele estava ainda sendo julgado, como Jesus poderia ter sido crucificado na hora terceira?
-------------------------------------------------------
Resposta a Suposta Contradição Bíblica:
Podemos ter uma única certeza: Muitos erros demonstram a falta de conhecimento do texto, contexto, da cultura, do autor, para quem estava sendo escrito aquelas palavras e por ai vai...
Diante destas informações, sem o conhecimento devido sobre como era a medição do tempo Romano e a medição do tempo Judaico, parece que estamos diante de um grave erro e uma absurda contradição. Mas este é um problema bem fácil de responder.
HORÁRIOS ERRADOS?
NÃO. Posso dizer que os dois HORÁRIOS estão corretos .
*João registra em seu Evangelho o tempo Romano, a medição Romana era a seguinte: O dia corria de meia-noite a meia-noite.- Então o horário de João significava 6 horas da manhã.
*Marcos segue o horário Judaico :O período 24 horas Judaico começava ás 6 horas da Tarde e a manhã, ás 6 horas da manhã.
Marcos afirma que na TERCEIRA HORA Jesus foi crucificado – horário correspondente ás 9 horas do nosso tempo.
João afirma que o julgamento de Jesus foi cerca da hora sexta – isto corresponde ás 6 horas da manhã. Um dos exemplos que registram as horas no livro de João, é na passagem da mulher Samaritana.
João 4v. 6 “Estava ali a fonte de Jacó. Cansado da viagem, assentara-se Jesus junto ä fonte, por volta da hora sexta.”
Considerando a extensão de sua viagem, e o seu cansaço, e que normalmente era o final da tarde que as pessoas iam até o poço para retirar água e dar aos seus animais a água, e possivelmente retirar água para beber. Isto fica comprovado que era ás 6 horas da Tarde – que é a sexta hora pelo sistema Romano.
O mesmo é verdade a respeito da referência de João 1v.39:“Responderam-lhes : Vinde e vede. Foram pois, e viram onde Jesus estava morando, e ficaram com ele aquele dia, sendo mais ou menos a hora décima”
A hora décima = a 10 horas da manhã.
Uma hora mais propicia para pregar do que as 4 horas da manhã.
Até mais uma suposta contradição Bíblica.

Um comentário:

NEL disse...

vlw abençoado, achei sua explicação muito clara.